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A educação do campo na dinâmica do território camponês: um olhar para as práticas educativas e processos metodológicos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes – Mari/PB

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dc.contributor.author Silva, Juliane Faustino da
dc.date.accessioned 2022-08-03T14:31:25Z
dc.date.available 2022-08-03T14:31:25Z
dc.date.issued 2022-07-18
dc.identifier.other CDD 371.334
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27329
dc.description SILVA, J. F. da. A educação do campo na dinâmica do território camponês: um olhar para as práticas educativas e processos metodológicos na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Tiradentes – Mari/PB. 2022. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Em meio a um contexto histórico marcado por desigualdades e complexidades para a população rural, surge a proposta de educação do campo com a finalidade de promover um ensino que atenda as peculiaridades da vida camponesa, estando relacionada à dimensão política, cultural, social e histórica do território camponês. Desse modo, o objetivo deste trabalho está pautado em analisar de que forma os aspectos metodológicos do ensino e as práticas pedagógicas adotadas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes, podem estar associadas a um projeto educativo na perspectiva da educação do campo. No que se refere aos procedimentos metodológicos, utilizou-se o método materialista histórico-dialético e recorreu-se a abordagem qualitativa e a pesquisa in loco na referida unidade escolar, no intuito de compreender os processos pedagógicos desenvolvidos nos anos finais do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos permitem inferir que a Escola Tiradentes está diretamente associada ao contexto de luta pela terra que marcou a formação do assentamento Tiradentes desde o período de acampamento, até a sua conquista, a partir da reivindicação das famílias Sem Terra e dos movimentos sociais, mais especificamente, o MST. Desse modo, notou-se que o currículo da escola, as práticas pedagógicas e as metodologias adotadas pelos docentes se aproximam e fazem as devidas vinculações com a educação do campo, principalmente com a atual construção da matriz curricular para escolas do campo por parte dos professores e da secretaria de educação do município de Mari. No entanto, notou-se que existe na referida unidade escolar, uma forte presença do modelo de ensino urbanizado e pautado nas determinações da secretaria de educação do município e na Base Nacional Comum Curricular. No depoimento dos docentes, eles expressaram que a formação inicial deixa lacunas com relação a essa modalidade de ensino e que precisam lidar e aprender a desenvolver essa proposta na prática, destacando também a inexistência de um material didático contextualizado e a falta de formação continuada nessa perspectiva. Destarte, salienta-se que a educação do campo é uma temática complexa, que vai além de questões puramente pedagógicas e que ainda está em desenvolvimento na escola Tiradentes. Portanto, a luta tem que ser contínua e as questões apresentadas neste trabalho apontam para a possibilidade de pesquisas futuras que possam complementar e difundir ainda mais essa temática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Edvaldo Carlos de Lima pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escola Tiradentes pt_BR
dc.subject Práticas Educativas pt_BR
dc.title A educação do campo na dinâmica do território camponês: um olhar para as práticas educativas e processos metodológicos na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tiradentes – Mari/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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