Resumo:
O presente trabalho tem como finalidade apresentar, a partir da minha experiência como
estagiária na Escola Cidadã Integral José Soares de Carvalho, em Guarabira, as minhas
percepções sobre como aconteceu a implementação da Escola Cidadã Integral (ECI) nesta
unidade escolar. Fez parte da metodologia, a leitura sobre esse Programa Curricular: ECI;
uma vez que buscamos informações em sites do Governo do Estado da Paraíba (PB) e outros
autores que tratam a respeito dessa temática, tais como: Araújo e Nunes (2019) e Leite (2019),
para compreender a importância de propostas de mudanças curriculares nas Escolas Públicas
de Educação Básica. Além desses estudiosos, Januário (2008) e Lima e Pimenta (2011)
fundamentaram a importância do Estágio Supervisionado na formação da Licenciatura.
Ademais, a nova modalidade de ensino que foi colocada em prática na escola José Soares de
Carvalho apresentou-se com um grande desafio de adaptação por meio do corpo docente que
compunha essa Instituição de Ensino. Um dos grandes obstáculos consistiu na série de
mudanças que a escola teria que realizar para acomodar os alunos, em período integral; ou
seja, na sua infraestrutura física e pedagógica, para assim, conseguir realizar o Plano Político
Pedagógico (PPP) para melhor receber o novo ensino. Em síntese, constatamos que, antes de
qualquer mudança em uma modalidade de ensino, é preciso se atentar para as questões básicas
de funcionamento das escolas: a sua infraestrutura; a formação profissional dos professores e
gestores; a realidade dos discentes; assim como, a escolha adequada dos Parâmetros
Curriculares.
Descrição:
GOMES, L. Ensino médio integral - ECI - PB: análise sobre a sua implementação na Escola de Ensino Médio José Soares de Carvalho, Guarabira/PB. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.