Resumo:
Este artigo tem objetivo de analisar as personagens do jogo League of Legends 2009-2022. League of Legends é um jogo on-line e competitivo que traz elementos RPG (interpretação de papéis) em que duas equipes de campões se enfrentam em campos de batalhas e modos de jogo (mapa). Inicialmente contextualizando as noções de jogo com base em MENDES (2006), HUIZINGA (2000) e MCGONIGAL (2012) e de representação feminina na sociedade de acordo com o pensamento de WOLF (1992), BUTHER (2003), LOURO (1997), BEAUVOIR (2009) e era digital com SANTAELLA (2010). E por fim, a análise das personagens levando em consideração as imagens dos personagens que são vendidas para os jogadores e não jogadores. Assim, como as funções ou lugar de cada campeão no jogo também influencia na disseminação de estereótipos de gênero nas skins desses personagens. As noções de estereótipos de gênero estão aqui fundadas de acordo com LOURO (1997) e KRÜGER (2004) que descrevem os estereótipos como sendo construídos historicamente e socialmente pelo indivíduo e ligado pelo coletivo. Ou seja, o estereótipo de gênero está ligado no imaginário pelo senso comum.
Descrição:
SILVA. J. T. F. da. Estereótipos nos jogos eletrônicos: a representação das mulheres nas skins em League of Legends (2009-2022). 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.