UEPB - Repositório Digital

Educação em solos e seus reflexos na redução da degradação ambiental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Jonildo dos Santos
dc.date.accessioned 2022-08-04T23:06:05Z
dc.date.available 2022-08-04T23:06:05Z
dc.date.issued 2022-07-20
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27408
dc.description OLIVEIRA, J. dos S. Educação em solos e seus reflexos na redução da degradação ambiental. 2022. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa introduz a educação em solos, como instrumento valioso no alcance da redução da degradação ambiental. Com isto, este trabalho tem como objetivo demonstrar de que forma o conhecimento intrínseco da educação em solos, que é fruto da educação ambiental, pode contribuir para sensibilizar as pessoas, a porem em prática hábitos sustentáveis para com o recurso natural solo, de forma a colaborar na redução dos danos ambientais causados a este elemento natural. Foram aplicados dois questionários, sendo um direcionado aos professores e outro aos alunos de séries concluintes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino dos municípios paraibanos de Araçagi e Santa Rita. Pretende-se avaliar o domínio dos docentes em relação à ciência pedológica, tendo em vista sua formação inicial, bem como suas principais dificuldades na implementação desta temática em sala de aula, além de avaliar o conhecimento prévio dos alunos em relação ao solo, considerando as possíveis divergências de opiniões, em decorrência do espaço em que as escolas estão inseridas (urbano/rural). Os resultados atestam que os alunos já tinham consigo saberes basilares acerca do solo, não sendo observadas distinções consideráveis desse conhecimento entre ambas as séries, em razão do contexto socioeconômico de cada escola. Constatamos a existência de limitações metodológicas e carência de recursos didáticos que dificultam a utilização desta abordagem pelos professores em suas aulas. Destaca-se que é preciso, cada vez mais, popularizar o ensino de solo no meio educativo, buscando elevar sua importância, em virtude do preocupante quadro de degradação atual deste recurso natural. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação em solos pt_BR
dc.subject Degradação dos recursos naturais pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Sensibilização ambiental pt_BR
dc.title Educação em solos e seus reflexos na redução da degradação ambiental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta