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Esta pesquisa disserta sobre a experiência vivenciada com a Pedagogia de Projetos a partir do
Programa de Residência Pedagógica (PRP), do curso de Licenciatura Plena em Geografia do
Centro de Humanidades/CH da Universidade Estadual da Paraíba, na cota 2020/2021. Devido
ao cenário atípico, decorrente da Pandemia de Covid-19, diversos segmentos da sociedade
foram abalados, dentre eles, a educação. Coube aos docentes buscar alternativas
metodológicas que proporcionassem momentos de aprendizagem significativa e descontraída, considerando que o reflexo da pandemia atingiu os educandos e o processo de ensino e
aprendizagem como um todo. O método utilizado neste estudo é o quali-quantitativo, no
sentido de ressaltar a Pedagogia de Projetos, tendo como base a pesquisa bibliográfica e o
levantamento de dados com os alunos da professora preceptora de Geografia na escola-campo. Assim, esta pesquisa expõe as experiências e vivências pessoais a partir das práticas no PRP, envolvendo os projetos Geogamificação e Nordestine-se, que foram idealizados e
desenvolvidos baseados na Pedagogia de Projetos. Os sujeitos deste estudo são as turmas dos
6º e 7º anos finais do ensino fundamental da EEEF Antenor Navarro, localizada em
Guarabira/PB. O aporte bibliográfico está nas obras de Cortella (2001), Martins (2007), Fonte
(2014), Sangiogo (2015), Dias (2020), entre outros. Os resultados foram bastante promissores, sendo possível observar a relevância dos projetos na relação de ensino/aprendizagem em
Geografia, fazendo da sala de aula um ambiente mais divertido e interativo. Desse modo, conclui-se que a Pedagogia de Projetos é uma abordagem que perpassa os métodos
tradicionais ao promover um aprendizado baseado na colaboração, cooperação, dinâmica e
interação entre os envolvidos, ofertando uma aprendizagem significativa e contextualizada ao
valorizar os educandos e os seus conhecimentos prévios, além de instigar o estudante a
desenvolver autonomia, protagonismo, senso crítico e reflexivo, ao colocar o aluno como um
ser ativo no processo de desenvolvimento dos projetos educacionais. |
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