Resumo:
O mundo em que vivemos está em constante transformação e o acesso a diferentes tecnologias tornou-se inevitável, trazendo consigo uma enorme quantidade de informações em tempo real que podem ser acessadas a qualquer hora e lugar. Tendo em vista que com o advento da internet, há cotidianamente a necessidade de se estar conectado. Dessa forma, o professor precisa ter um maior desempenho e desenvolver habilidades de ensino que vá de encontro a essas tecnologias. Desse modo, o trabalho do professor de História em sala de aula como mediador de conhecimentos históricos, não se limita apenas ao processo tradicional de dar aula e transmitir teorias prontas e acabadas, cabe a ele desenvolver metodologias que permitam ao aluno um maior entendimento, facilitando a aprendizagem, de preferência em constante relação com a realidade do aluno. Dessa forma, o presente trabalho tem por finalidade manifestar as possibilidades e potencialidades do filme “Ai que vida!” no ensino de História a partir da relação de fatos e acontecimentos históricos como coronelismo, corrupção política e o poder da mulher na sociedade e na política, tendo em vista também a importância e contribuição do cinema no estudo da História. A partir do diálogo com autores como Leal (2012), Carvalho (1997) e Souza (2010), realizamos uma análise do referido filme (dentre outras possíveis), visando destacar a importância de uso da linguagem cinematográfica em sala de aula. Conclui-se que o trabalho com o filme “Ai que vida!” abre possibilidades de trabalho pedagógico em diálogo com a cultura e linguagem familiar ao aluno, principalmente dos interiores do Nordeste brasileiro, para além, inclusive, das destacadas neste trabalho.
Descrição:
SILVA, J. F. S. Aprender sorrindo: o filme "aí que vida!" no ensino de história. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.