Resumo:
A Geografia escolar priorizou ao longo de sua trajetória, a discussão das características e aspectos físicos do espaço geográfico. Sabendo que a este é um conhecimento cotidiano e que deve ser ensinado desde a infância, o presente trabalho tem como objetivo analisar a abordagem metodológica de oficinas pedagógicas no ensino das temáticas físico-naturais da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, nos aportamos teoricamente em autores como Afonso (2015), Morais (2011) e Straforini (2004). Para o desenvolvimento da pesquisa, apostamos na metodologia da pesquisa-ação que se preocupa em identificar e resolver problemas coletivos bem como, de aprendizagem dos atores e pesquisadores envolvidos. Assim, foram desenvolvidas 4 oficinas pedagógicas com a turma do 4º ano do Centro Educacional Santa Cecília, localizada no município de Sapé - PB, com foco na produção de recursos didáticos para o estudo das temáticas físico-naturais da Geografia. Como resultados, destacamos que esta abordagem metodológica torna o processo de ensino mais dinâmico e desenvolvendo nos alunos uma postura ativa de protagonismo estudantil.
Descrição:
OLIVEIRA, J. K. S. de. O ensino das temáticas físico-naturais no anos iniciais do ensino fundamental a partir do uso de recursos didáticos. 2022. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.