dc.description.abstract |
Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar o uso das TIDICS e sua importância no
cenário atual da educação e refletir sobre os processos educacionais inerentes a formação de
professores de Geografia entre os anos de 2020 até o primeiro semestre de 2022, no curso de
licenciatura em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba, em Guarabira, entendendo
primordialmente a relação construída entre educação e tecnologia. A metodologia da pesquisa
é qualitativa, na qual buscamos caracterizar o perfil pedagógico e didático dos estudantes
durante o momento de Ensino Remoto Emergencial, além de destacar as contribuições que
poderão ser deixadas na construção de encaminhamentos futuros de ações formativas do
saber/fazer dos professores de Geografia da UEPB/CH, especialmente com o retorno as aulas
presenciais em março de 2022. Dessa forma, o momento de pandemia provocado pelo novo
coronavírus, fez com que toda a sociedade mudasse o seu estilo de vida, pois, devido a
disseminação mundial desse vírus letal, foi necessário o isolamento social, como estratégia
mais eficiente para evitar contaminação e mortes. Em virtude desse cenário, foi adotado o
Ensino Remoto Emergencial, desenvolvido com o auxílio de meios tecnológicos, como:
celulares, computadores e outros. Por meio dessas ferramentas, os professores e estudantes
puderam manter o contato com o uso de plataformas digitais, no qual as tecnologias foram
aliadas para a concretização das aulas. Portanto, para docentes em formação inicial em
Geografia na UEPB/CH, o Ensino Remoto Emergencial, gerou inquietações e mudanças na
forma de ensinar e aprender, porém também foi aberto uma gama de possibilidades e de
alternativas para a construção de um ensino criativo, por meio do uso das tecnologias na
educação, bem como nas formas e relação entre professores e estudantes. Portanto,
compreendemos de forma mais ampla por meio dessa pesquisa alguns elementos e
singularidades das aulas remotas, no qual podemos extrair apesar das inúmeras dificuldades
boas vivências e lições para levamos para o retorno das aulas presenciais. |
pt_BR |