Resumo:
O mercado de software tem se tornado cada vez mais exigente e as empresas precisam melhorar de forma contínua a qualidade de seus produtos visando a competitividade. Nesse contexto, as EPP possuem limitação de recursos para investimento na melhoria de seu processo. O objetivo geral foi analisar o nível de maturidade em processos de teste de software em uma empresa no Estado da Paraíba através da aplicação de um arcabouço baseado no modelo TMMi e aplicação de um questionário de adequação do arcabouço. O percurso metodológico obedeceu as 3 seguintes etapas: etapa de seleção, onde foi realizada a seleção e o primeiro contato com a empresa; etapa de avaliação onde após ser encaminhado para o setor de RH e ser autorizado o estudo, pode-se marcar uma reunião com a representante do setor de qualidade; a etapa de resultados consistiu no recolhimento das informações passadas ao arcabouço bem como a aplicação do questionário de adequação. Em relação a avaliação da maturidade do processo de teste, a empresa satisfez o nível 2, 3 e 4 (Gerenciado, Definido e Medido, respectivamente) com base no modelo TMMi. Para o nível 5, a empresa não foi
capaz de satisfazê-lo por completo, pois o grau de satisfação relacionado às áreas de processo foi menor do que 50%. Para a adequação do arcabouço, a avaliadora considerou com os exemplos fornecidos tiveram clareza atribuindo um nível de 75-100%. De uma forma geral, a empresa conseguiu satisfazer os níveis 2, 3 e 4 de maturidade do modelo TMMi. Para o nível 5 a empresa ainda não possui um nível de maturidade otimizado do modelo TMMi no que diz respeito à prevenção dos defeitos, controle da qualidade e a otimização dos seus processos de teste.
Descrição:
RABELO, A. O. S. C.. Análise do nível de maturidade em processo de teste de software. 2022. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.