Resumo:
As empresas contemporâneas buscam recrutar colaboradores capacitados não só para exercer o cargo funcional, mas que possuam habilidades que os permitam atuar para além da técnica. Neste cenário, encontra-se o arquivista, que para atender as demandas organizacionais precisa ser um profissional proativo, capaz de apresentar soluções inovadoras, tenha visão sistêmica e interaja com os demais setores da instituição, desenvolvendo assim habilidades humanas e conceituais para realizar com eficiência as funções arquivísticas. Assim, este estudo objetivou analisar a importância das habilidades humanas e conceituais para a atuação do arquivista no contexto organizacional. Além disso, buscou também apresentar sobre o perfil e as atribuições do arquivista nas organizações; abordar sobre a relevância das habilidades administrativas no contexto organizacional e demonstrar como o profissional arquivista pode utilizar essas habilidades no exercício de suas atividades. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de natureza básica, em uma abordagem qualitativa, e quanto aos objetivos possui caráter exploratório e descritivo, como base os referenciais teóricos da administração e arquivologia. O arquivista administrador, não pode renegar as habilidades e funções que lhe são confiadas, enquanto parte que compõe a empresa, devem desenvolver a sensibilidade e as habilidades administrativas para realizar com maestria os serviços arquivísticos.
Descrição:
SILVA, R. T. da. A importância das habilidades humanas e conceituais associadas à competência técnica do arquivista em sua atuação nas organizações contemporâneas. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2022.