dc.description.abstract |
Este trabalho enfatiza a importância do letramento no processo de aquisição da linguagem da mulher negra, e consequentemente na afirmação de sua identidade cultural, tendo como pano de fundo os romances The Color Purple (A cor Púrpura), de 1982 e Push (Preciosa), de 2010, das escritoras afro-americanas Alice Walker de Sapphire, respectivamente. O que se evidencia neste estudo é o papel redentor da alfabetização na vida das protagonistas Celie Johnson e Clarice Precious Jones, que como meninas negras e pobres são exploradas sexualmente, aviltadas e humilhadas no seio de uma sociedade altamente misógina e preconceituosa. Tomamos como aporte teórico os postulados de Soares (2010), Kleiman (1995), Perrot (2008), Napier (2000), Barbosa (2000), Valentim (2006), Bagno (2002) e Koch (2006), dentre outros, para demonstrar a importância do letramento para a autoestima da mulher negra que, sem vez nem voz enquanto analfabetas transformam-se depois da aquisição de conhecimentos em seres humanos pensantes, críticos e desejantes. |
pt_BR |