Resumo:
Na história da ciência, a relação entre força e movimento sempre foi motivo de muitas discussões entre estudiosos e ainda na atualidade este tema é polêmico. Pensando por este construto será proposta uma abordagem que evidencie, como as leis de Newton são expressas na maioria dos livros didáticos do ensino superior e quais se expressam em termos do momento. A maioria dos livros expressam as leis de Newton sem falar do momento linear, e ao tratar do momento com a aplicação da segunda lei não considerando a primeira e a terceira lei. Sendo assim, o presente trabalho se propõe a apresentar a rica física embutida nas Leis de Newton como sua forte correlação com o princípio da conservação do momento linear, um dos princípios fundamentais da mecânica clássica, mostraremos também sua formulação original e avaliaremos como elas são abordadas nos principais livros textos utilizados no ensino superior e se elas 2fazem alguma conexão entre si e com o momento linear. O presente trabalho tem uma abordagem qualitativa e bibliográfica que busca respaldo para evidenciar os objetivos propostos. Com os resultados percebe-se que os livros falam sobre o fato da F = ma ser válida apenas quando a massa é constante. Eles abordam esse fato, mas não abordam a segunda lei não considerando que a massa varia de um objeto qualquer. Assim, embora as Leis de Newton possam ser usadas para explicar um número muita grande de movimento no nosso dia a dia e possuam uma rica física embutida na sua formulação, elas possuem algumas limitações.
Descrição:
ARAUJO, L. M. As leis de Newton sob o ponto de vista do momento linear. 2022. 17 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.