Resumo:
A tecnologia obteve grande proporção em todo o mundo. Na educação, não foi diferente. Com a chegada do ensino remoto, ocasionado pela pandemia da COVID-19, alunos e professores precisaram se adaptar a essa modalidade emergencial de ensino, mediante o uso das tecnologias digitais durante todo esse processo enquanto uma forte aliada, a Computação em Nuvem. Assim, esse trabalho tem como objetivo geral mostrar a relevância da computação em
nuvem nas aulas remotas durante a pandemia da COVID-19 como ferramenta metodológica para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, buscou-se respaldo teórico nos trabalhos de alguns autores, a exemplo de Casatti (2020), Lemos (2020), Dias (2021), Giordano (2021), Crocetti (2022), entre outros. Trata-se de um estudo de caso realizada com professores do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino de Patos-PB. Observou-se como a
computação em nuvem foi e é muito importante para as aulas durante e após a pandemia da COVID-19, através de suas plataformas, a exemplo do Google Meet, que permitiu que as aulas remotas acontecessem, com intuito de amenizar os prejuízos do distanciamento físico entre aluno e professor.
Descrição:
ANGELIM, D. A. Computação em nuvem: um estudo de caso sobre sua função metodológica no ensino remoto da rede municipal de Patos-PB. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.