Resumo:
Este trabalho teve como objetivo investigar a relação entre um conjunto de habilidades preditoras de programação e a escrita/leitura de códigos em iniciantes em programação. Para tanto: i)aplicou-se o Screening Programming (um sistema web com validade psicométrica) para estimar habilidades de programação preditiva (resolução de problemas, pensamento abstrato, raciocínio matemático e flexibilidade cognitiva); ii) desenvolveu/aplicou-se o "Instrumento de Aptidão em Programação" para estimar as habilidades de escrita/leitura de código; os itens presentes no "Instrumento de Aptidão em Programação" apresentam boa análise de conteúdo e boas propriedades psicométricas, influenciando em sua boa confiabilidade para ser utilizado em avaliações profissionais; E, por fim, iii) com base nas estimativas dos instrumentos, correlacionou-se cada habilidade preditora de programação com as habilidades de escrita/leitura de código dos sujeitos. Como resultado, descobriu-se que existe uma forte correlação entre resolução de problemas, pensamento abstrato, raciocínio matemático e flexibilidade cognitiva com a habilidade dos sujeitos em escrever/ler códigos.
Descrição:
GOMES, V. A. A. Investigando a relação entre um conjunto de habilidades preditoras de programação e a escrita/leitura de códigos em iniciantes. 2022. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.