Resumo:
O pressuposto de uma investigação sobre elementos alternativos que auxiliem na alfabetização cientifica é relevante para formar uma sociedade capaz de compreender e opinar acerca das inovações que estão por vir. Seguindo esse entendimento, o objetivo desse trabalho é relatar as experiências adquiridas durante o desenvolvimento do projeto de extensão ― Augusto dos Anjos e o Ensino de Física‖ que foi desenvolvido no período crítico da pandemia de Covid-19, quando o isolamento social se fazia necessário. Por isso, têm como fator motivador o uso da poesia cientificista de Augusto dos Anjos nas aulas de Física do ensino médio. Dessa forma, esse relato de experiência pode ser justificado através da importância de documentar como o ensino de Física, sendo considerado um dos mais complexos de ensinar e aprender, foi experienciado através de um projeto de extensão que buscou apresentar uma forma de manter os alunos motivados através do enlace entre Ciência e Arte durante esse período emergencial. Para compreender o desenvolvimento do projeto de extensão foram aplicados questionários semiestruturados antes e após o seu desenvolvimento, além disso, são apresentadas as observações adquiridas através das ações desenvolvidas pela autora e os demais extensionistas. Nas intervenções realizadas percebeu-se que as ferramentas digitais voltadas para a educação se mostraram fundamentais para dar prosseguimento ao projeto, ainda assim o ensino remoto apresenta alguns impropérios que por vezes atrasam e prejudicam as abordagens. A interação entre os extensionistas e os alunos da escola não se mostrou eficiente visto que poucos interagem através do microfone e mesmo no bate-papo se mostram retraídos a participar da aula. O enlace entre Ciência e Arte demonstrou ser um artifício que pode ser utilizado para estabelecer uma interdisciplinaridade entre as áreas, geralmente, tratado em lados opostos.
Descrição:
SANTOS, D. A. O impacto da pandemia de Covid-19 sobre o projeto de extensão Augusto dos Anjos e o ensino de Física: um relato de experiência. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.