Resumo:
Os sistemas de perfilamento criminal representam importantes fatores na tomada de decisão das autoridades, e os reflexos da utilização desses sistemas no processo judicial pode auxiliar a identificar indivíduos com potencial de reincidir criminalmente. O presente trabalho discute o significado do criminal profiling na literatura, examina a implementação desses sistemas de perfilamento criminal no Poder Judiciário do Brasil, e apresenta os pontos positivos e negativos que surgem pela adoção do perfilamento pela perspectiva computacional, analisando a aplicabilidade desses sistemas no ordenamento jurídico brasileiro como instrumento capaz de auxiliar na análise de casos de reincidência criminal. Através de revisão bibliográfica e documental na abordagem investigatória da reincidência criminal, buscando analisar
a efetividade que os sistemas de perfilamento criminal exercem como importantes contribuidores para a previsão da reincidência e auxílio do planejamento estratégico policial e judicial.
Descrição:
ARAUJO, G. T. A. Pesquisa bibliográfica sobre a análise preditiva de reincidência criminal como um instrumento de perfilamento no processo judicial. 2022. 50f . Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.