Resumo:
Planejar uma disciplina ou um curso não é tarefa fácil, o ensino de Engenharia de Software é
uma disciplina empenhada no desenvolvimento de software, assim como boa formação de
bons profissionais, mais do que linhas de códigos. O ensino na área de Requisitos é
considerado desafiador do ponto de vista dos alunos. Este trabalho visa analisar atividades
propostas de Engenharia de Requisitos a partir da Taxonomia Revisada de Bloom e mapear os
conhecimentos de requisitos exigidos dos alunos na graduação conforme o Domínio
Cognitivo de modo a facilitar o processo de avaliação de um determinado aluno. Os caminhos
metodológicos deste trabalho iniciaram-se no levantamento bibliográfico sobre o
ensino-aprendizagem da Engenharia de Software e sua área de maior dificuldade enfrentada
pelos alunos de Ciência da Computação. Na escolha da área de Engenharia de Software
optou-se pela busca de atividades relacionadas a Engenharia de Requisitos, onde foram
utilizados livros da biblioteca do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.
Considera-se importantes atividades que possibilitem ao aluno progredir na aprendizagem
conforme respondam a diferentes problemas. Pensando nisso, esse trabalho apresenta a
Taxonomia Revisada de Bloom do Domínio Cognitivo na classificação das questões de forma
hierárquica, tornando a aprendizagem mais efetiva. A classificação das atividades propostas
nos livros sugeridos na bibliografia do Projeto de Curso segundo a Taxonomia Revisada, foi
satisfatória, de modo que, cada questão utilizou-se de uma dimensão, tanto no Conhecimento
quanto no Processo Cognitivo. Ao final, foi possível gerar a descrição dos procedimentos de
cada questão, de forma clara e objetiva para que o aluno possa construir seu conhecimento
revendo sua ação.
Descrição:
SALES, G. A. P. Ensino de Engenharia de requisitos: uma análise de questões sob a perspectiva da taxonomia revisada de Bloom. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022.