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Por muito tempo, o ensino de História no Ensino Fundamental Anos Iniciais desenvolveu-se a partir da memorização das datas e dos grandes heróis, sendo marginalizada e encarregada de reproduzir um discurso tido como verdade absoluta. Foi a partir de revoluções e dos movimentos sobre reforma da educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, PCN’s e a BNCC que a reformulação do currículo em História foi sendo, aos poucos, modificada. Nesse sentido, este estudo busca investigar como o ensino de História nos Anos Iniciais poderá contribuir para a formação cidadã crítica e reflexiva dos educandos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com objetivos exploratórios, realizada através de uma pesquisa de campo, junto aos (as) professores(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da escola pública de um município do Agreste Paraibano. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e tratados através da análise temática. Alguns dos pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa são Bittencourt (2002), Libâneo (1994), Gramsci (1997), Antunes (2010), dentre outros. Com o resultado da análise dos dados, identificou-se que relacionar o componente de História com outros conteúdos é essencial para a fixação do conhecimento ativo. Por fim, constatou-se que o ensino de História no Ensino Fundamental Anos Iniciais, quando desenvolvidos a partir de metodologias ativas, poderá contribuir para a formação de sujeitos críticos e reflexivos. |
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