UEPB - Repositório Digital

Contribuição do ensino de história para a formação crítica e reflexiva dos discentes: (estudo realizado junto a professores (as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública do agreste paraibano)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Camyla Silva da
dc.date.accessioned 2022-09-27T10:43:36Z
dc.date.available 2022-09-27T10:43:36Z
dc.date.issued 2022-09-14
dc.identifier.other CDD 981
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27821
dc.description COSTA, C. S. da. Contribuição do ensino de história para a formação crítica e reflexiva dos discentes: (estudo realizado junto a professores (as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública do agreste paraibano). 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Por muito tempo, o ensino de História no Ensino Fundamental Anos Iniciais desenvolveu-se a partir da memorização das datas e dos grandes heróis, sendo marginalizada e encarregada de reproduzir um discurso tido como verdade absoluta. Foi a partir de revoluções e dos movimentos sobre reforma da educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, PCN’s e a BNCC que a reformulação do currículo em História foi sendo, aos poucos, modificada. Nesse sentido, este estudo busca investigar como o ensino de História nos Anos Iniciais poderá contribuir para a formação cidadã crítica e reflexiva dos educandos. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com objetivos exploratórios, realizada através de uma pesquisa de campo, junto aos (as) professores(as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da escola pública de um município do Agreste Paraibano. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas e tratados através da análise temática. Alguns dos pressupostos teóricos que fundamentam esta pesquisa são Bittencourt (2002), Libâneo (1994), Gramsci (1997), Antunes (2010), dentre outros. Com o resultado da análise dos dados, identificou-se que relacionar o componente de História com outros conteúdos é essencial para a fixação do conhecimento ativo. Por fim, constatou-se que o ensino de História no Ensino Fundamental Anos Iniciais, quando desenvolvidos a partir de metodologias ativas, poderá contribuir para a formação de sujeitos críticos e reflexivos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Diego de Lima Santos Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject Formação Crítica pt_BR
dc.subject Formação Reflexiva pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental Anos Iniciais pt_BR
dc.title Contribuição do ensino de história para a formação crítica e reflexiva dos discentes: (estudo realizado junto a professores (as) do Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública do agreste paraibano) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta