Resumo:
O presente estudo consistiu em investigar as implicações da percepção de alunos de contabilidade de uma Instituição de Ensino Superior de uma universidade pública da região nordestina brasileira. Além, disso, buscou-se analisar a sensibilidade ética dos alunos segundo o seu período no curso e de rótulos éticas presentes em oito (8) cenários de dilemas éticos da profissão contábil. O estudo caracterizou-se como um levantamento ou survey e os dados foram coletados por meio de um questionário aplicado a uma amostra 81 estudantes do curso Ciências Contábeis. Os dados foram analisados através do pacote estatístico SPSS (Statistical Package Social Sciences). Os resultados da análise dos cenários de dilemas éticos revelaram que houve convergência de forma quase unanima sobre discordar totalmente em torno dos cenários que exigiam postura antiética. Além disso, os resultados mostraram que os rótulos éticos “fraude” e “comportamento ético” referente à oferta de preço baixo para serviços contábeis abaixo do mercado foram percebidos como mais importantes nos alunos do 1º ao 3º período. Nos alunos que estão do 4º ao 6º período, os rótulos considerados mais importantes foram a “manipulação” e “equidade” enquanto os demais rótulos foram considerados de forma equivalente pelos respondentes. Em relação aos alunos do 7º ao 9º período que estão no fim do curso, os resultados mostram que a “manipulação” e “equidade” foram consideradas como mais importantes, o que coincidentemente foi constatado com os alunos que estão na fase intermediária do curso.
Descrição:
SANTOS, A. S. Sensibilidade ética e comportamento de estudantes de contabilidade diante de cenários de dilema ético contábil: um estudo de levantamento. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2021.