Resumo:
Levando em consideração as problemáticas existentes no processo de ensino- aprendizagem na disciplina de Física, no qual os estudantes muitas vezes possuem uma grande falta de interesse, por considerá-la de difícil compreensão. Esse estudo de caráter qualitativo do tipo pesquisa ação, foi realizado através de aulas teóricas e práticas de Observação Astronômica na disciplina eletiva “Além das Estrelas” em uma escola de ensino médio da cidade de Patos-PB, com o principal intuito de despertar interesse nos estudantes da disciplina de Física. Para obtenção dos dados, foi feito o uso de dois questionários investigativos e uma entrevista para complementar as informações obtidas no questionário inicial. A pesquisa foi dividida em cinco momentos, com realizações das aulas de observação e atividades em sala de aula. Através dos dados alcançados, pode-se perceber que o uso da Astronomia, além de proporcionar conhecimento aos estudantes ao seu respeito, é considerado algo importante podendo promovê-los estímulo acerca do aprendizado da Física.
Descrição:
XAVIER, C. M. P. Observação astronômica: uma abordagem motivacional para o ensino de Física. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.