UEPB - Repositório Digital

A relevância do ensino de libras na pré-escola para crianças ouvintes: uma nova perspectiva de comunicação e inclusão na educação infantil

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Elson da
dc.date.accessioned 2022-11-14T23:45:55Z
dc.date.available 2022-11-14T23:45:55Z
dc.date.issued 2022-04-11
dc.identifier.other CDD 371.9
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27972
dc.description SILVA. E. A relevância do ensino de libras na pré-escola para crianças ouvintes: uma nova perspectiva de comunicação e inclusão na educação infantil. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo apresenta o ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras - com dois grupos de crianças ouvintes, implementado na Pré-escola da rede privada de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Tal grupo era composto por 27 estudantes, com faixa etária entre 4 e 5 anos de idade, os quais tiveram seu primeiro contato com a língua de sinais. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo compreender como se dá o contato inicial de crianças ouvintes com a Língua Brasileira de Sinais, numa escola da rede privada de ensino de Campina Grande-PB. O contexto teórico e metodológico embasa inúmeras vantagens do ensino de Libras no que diz respeito a comunicação, interação, inclusão, processos estes defendidos por autores como, Gesser (2012), Goldfield (2009), e Roa (2012), Strobell (2008b), além de outros. No que diz respeito às etapas de desenvolvimento do estudo, ressaltamos a realização de pesquisas bibliográficas, registros fotográficos e aplicação de questionários destinados aos pais eresponsáveis dos estudantes. O Centro de Acolhimento da Criança – CAC, se encontra localizado no bairro Acácio Figueiredo, no sudoeste do município de Campina Grande-PB. Sendo assim, participaram do estudo duas turmas; uma no turno matutino, composta por 12 educandos, e outra no turno vespertino composta por 15 educandos, num total de 27 alunos. Diante dos resultados obtidos, constatou-se que o ensino de Libras tem sido de suma importância para o desenvolvimento das crianças ouvintes em seu processo de formação enquanto cidadãos e cidadãs brasileiros/as. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Lígia Pereira dos Santos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Libras pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title A relevância do ensino de libras na pré-escola para crianças ouvintes: uma nova perspectiva de comunicação e inclusão na educação infantil pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta