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O presente estudo tem como tema o museu como recurso didático-pedagógico no ensino de Geografia, partindo da abordagem do acervo e temática dos museus que a cidade dispõe. Os diferentes contextos como a história, a localização e a região, encontrados num âmbito cultural como o museu, trazem a abordagem dinâmica na preparação de um roteiro para aula que, consequentemente, contribui para o desenvolvimento e o pensar crítico do alunado. Esse método no qual os alunos visitam os museus, facilita a compreensão do que antes aprendiam com base na teoria vista em livros, passando à prática do que foi abordado na sala de aula. Objetiva-se, a partir dessa pesquisa, entender como o processo formativo é importante na formação do docente e como utilizar o museu como um auxílio para as aulas de Geografia. O museu é um recurso potencialmente valioso quando se trata de cultura e meios de compreender eventos presentes e passados, atrelado aos conteúdos da Geografia. A pesquisa resultou no mapeamento dos museus disponíveis na cidade de Campina Grande/PB que contam não só a história e cultura do município, mas trazem acervo referente a região do Nordeste, e possibilita a diversos municípios utilizar dessa ferramenta pedagógica como parte da educação visual, que por sua vez apresenta relevância no processo de aprendizagem dos alunos e na construção da cidadania e cultura. Apresentando, ao final, possibilidades didático-pedagógicas de trabalho com o museu em sala de aula, levando em consideração os conteúdos geográficos e o contexto local. Observou-se, após a realização da pesquisa, o quão rico é esse universo e o quanto pode vir a contribuir positivamente para a construção do conhecimento crítico do aluno, aproximando-os de instrumentos que por vezes não fazem parte do cotidiano destes. |
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