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Alfabetização e letramento em tempos de pandemia: um relato de experiência no programa residência pedagógica

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dc.contributor.author Joaquim, Natalicia da Silva
dc.date.accessioned 2022-11-17T22:52:26Z
dc.date.available 2022-11-17T22:52:26Z
dc.date.issued 2022-07-19
dc.identifier.other CDD 372.6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28033
dc.description JOAQUIM, N. S. Alfabetização e letramento em tempos de pandemia: um relato de experiência no programa residência pedagógica. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo promover uma formação prática nos cursos de licenciatura. Diante disso, o presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo descrever os resultados das práticas de alfabetização e letramento obtidos na regência do Programa Residência Pedagógica, vivenciado por meio do ensino remoto, com turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande/PB. Diante do contexto enfrentado mundialmente que decorre da pandemia da Covid-19, em que as instituições educacionais precisaram suspender as aulas presenciais, a atuação no Programa se deu de forma remota com auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação. Pela natureza investigativa do trabalho, a metodologia se caracteriza como qualitativa com caráter exploratório. O relato está embasado em obras e pesquisas de autores como: BATISTA e SOARES (2005); COSTA VAL (2006); FERREIRO e TEBEROSKY (1999); FREIRE (1983); MORTATTI (2006, 2010); ROJO (1998, 2006) e SOARES (1998, 2003, 2004, 2016), entre outros que dialogam sobre a temática alfabetização e letramento. O trabalho está dividido em 6 seções. A primeira trata da história e do conceito de alfabetização. A segunda diz respeito ao conceito de letramento e a perspectiva de alfabetizar letrando. A terceira traz os impactos da pandemia da Covid-19 na educação. A quarta trata da metodologia utilizada no trabalho, a quinta traz os resultados e as discursões do relato de experiência vivenciado no Programa Residência Pedagógica e por último, a sexta seção traz as considerações finais do trabalho. Concluímos que a vivência no Programa Residência Pedagógica soma positivamente na formação inicial das residentes ao passo que as aproxima do ambiente educacional no qual irão exercer sua prática docente. O fato da experiência ter sido vivenciada de forma remota fez com que as buscas por metodologias e adaptações digitais fossem constantes, afim de desenvolver um trabalho que suprisse, na medida do possível, as necessidades e dificuldades dos alunos em seu processo de alfabetização e letramento. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Valdecy Margarida da Silva. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Alfabetização e letramento em tempos de pandemia: um relato de experiência no programa residência pedagógica pt_BR
dc.type Other pt_BR


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