dc.description.abstract |
O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política
Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo promover uma formação
prática nos cursos de licenciatura. Diante disso, o presente Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) tem como objetivo descrever os resultados das práticas de alfabetização
e letramento obtidos na regência do Programa Residência Pedagógica, vivenciado
por meio do ensino remoto, com turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de
uma escola pública do município de Campina Grande/PB. Diante do contexto
enfrentado mundialmente que decorre da pandemia da Covid-19, em que as
instituições educacionais precisaram suspender as aulas presenciais, a atuação no
Programa se deu de forma remota com auxílio das Tecnologias de Informação e
Comunicação. Pela natureza investigativa do trabalho, a metodologia se caracteriza
como qualitativa com caráter exploratório. O relato está embasado em obras e
pesquisas de autores como: BATISTA e SOARES (2005); COSTA VAL (2006);
FERREIRO e TEBEROSKY (1999); FREIRE (1983); MORTATTI (2006, 2010); ROJO
(1998, 2006) e SOARES (1998, 2003, 2004, 2016), entre outros que dialogam sobre
a temática alfabetização e letramento. O trabalho está dividido em 6 seções. A
primeira trata da história e do conceito de alfabetização. A segunda diz respeito ao
conceito de letramento e a perspectiva de alfabetizar letrando. A terceira traz os
impactos da pandemia da Covid-19 na educação. A quarta trata da metodologia
utilizada no trabalho, a quinta traz os resultados e as discursões do relato de
experiência vivenciado no Programa Residência Pedagógica e por último, a sexta
seção traz as considerações finais do trabalho. Concluímos que a vivência no
Programa Residência Pedagógica soma positivamente na formação inicial das
residentes ao passo que as aproxima do ambiente educacional no qual irão exercer
sua prática docente. O fato da experiência ter sido vivenciada de forma remota fez
com que as buscas por metodologias e adaptações digitais fossem constantes, afim
de desenvolver um trabalho que suprisse, na medida do possível, as necessidades e
dificuldades dos alunos em seu processo de alfabetização e letramento. |
pt_BR |