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O cenário pandêmico trouxe muitas modificações para as escolas e o ensino, em que a escola passou por adaptações para que os estudantes e professores não fossem prejudicados com relação ao ensino- aprendizagem. E a partir dessas observações o estudo de caso teve como objetivo analisar as adequações da disciplina de Geografia nos anos finais do ensino fundamental na escola no período pandêmico. Como contextualização e embasamento do referencial teórico foram discutidos os temas do ensino remoto em tempos da pandemia da Covid-19, o ensino da disciplina Geografia e a partir deste, discorreu sobre como foram as adaptações do ensino fora do ambiente escolar, bem como as aulas remotas de Geografia que foram realizadas, a qual utilizou metodologias ativas para fixar a atenção e tentar captar o maior número de alunos nas aulas remotas. O estudo de caso teve como área de estudo a Escola de Ensino Municipal Monsenhor Manoel Vieira, localizada na área urbana do município de Patos-PB, o estudo foi realizado uma parte durante a pandemia em ambiente online e logo depois do retorno às aulas presenciais, as turmas analisadas em ambos os períodos foram os 6º e 7º anos do ensino fundamental anos finais. O estudo teve como referência alguns autores como Callai (2001), Coelho (2012), Ferreira (2020) entre outros. Este estudo de caso contribuiu principalmente, para averiguar a realidade dos alunos com relação ao ensino remoto e seus desafios, mas destacando o empenho da escola para que os alunos não se ausentassem das aulas e atividades, fazendo uso de várias técnicas, envolvendo os alunos com semanas comemorativas como a semana do Folclore, apesar de todos os esforços, a qualidade do ensino presencial nunca será substituída, e além de tudo esta pesquisa permitiu presenciar dois momentos vivenciados pela educação no período pandêmico, ou seja, um momento atípico da pandemia, principalmente no que diz respeito ao ambiente escolar e as questões pedagógicas, o segundo momento, relata como foram feitas as adaptações para o retorno das aulas presenciais. Foi possível observar a partir desse estudo a desigualdade socioeconômica dos estudantes, dos sistemas públicos de ensino e a fragilidade, pois a escola é um espaço transformador que através da convivência auxilia no processo de formação dos discentes. |
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