UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado remoto: aprendizados e experiências.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cabral, Bruno Rodrigues
dc.date.accessioned 2022-11-18T16:13:54Z
dc.date.available 2022-11-18T16:13:54Z
dc.date.issued 2022-10-03
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28039
dc.description CABRAL, Bruno Rodrigues. Estágio supervisionado remoto: aprendizados e experiências. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa , 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como tema o estágio supervisionado remoto. Com isso, o objetivo é trazer as principais vivências, dificuldades e oportunidades verificados nos estágios supervisionados para aplicar o conhecimento de forma prática no contexto escolar. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica, sendo qualitativa e proporcionada pelo relato dos aprendizados e experiências vivenciados nos estágios supervisionados. Tendo quatro partes, basicamente as seções são: na primeira parte o referencial teórico com o ensino de geografia e a formação docente, o currículo e o ensino da geografia, desafios e possibilidades no estágio supervisionado e o ensino híbrido e o estágio supervisionado; na segunda parte o estágio supervisionado como ferramenta para atuação docente frente aos desafios contemporâneos; na terceira as considerações finais. Conclui-se que, portanto, o estágio docência é uma relevante experiência em um momento de transformação social e também educacional na formação do professor, com esse movimento contraditório é possível melhor explorar o conteúdo com práticas muito mais do que casos analógicos, sendo interessante levar o aluno a refletir a partir do seu contexto e vivência como, por exemplo, seu bairro como é formado aquele relevo no contexto micro/regional paraibano. Por isso, nos estágios supervisionados II e IV foi possível utilizar ferramentas de metodologias ativas como, por exemplo, aula expositiva dialógica e mentimeter, fazendo com que fosse possível ter uma maior retenção do conhecimento através de debate, mediação e exemplos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Ms. João Batista de Souza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.title Estágio supervisionado remoto: aprendizados e experiências. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta