UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado e formação docente no contexto da pandemia da Covid- 19

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Pedro João Moreira de
dc.date.accessioned 2022-11-18T16:18:26Z
dc.date.available 2022-11-18T16:18:26Z
dc.date.issued 2022-10-14
dc.identifier.other CDD 372 891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28041
dc.description SOUSA, Pedro João Moreira de. Estágio supervisionado e formação docente no contexto da pandemia da covid- 19. 2022. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa foi realizada no exercício da docência no curso de licenciatura em Geografia, o mesmo está relacionado a Educação Básica – Ensino Fundamental anos finais. Tendo como objetivo analisar a relevância do estágio supervisionado na formação docente no contexto da pandemia da COVID-19. E como objetivo específico: Compreender o método de ensino remoto utilizado pela escola, avaliando seus potenciais impactos para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia; descrever os desafios e possibilidades observados no período de regência a partir do ensino remoto. A pesquisa foi construída a partir de artigos, dissertações de autores como: Bacich, (2015), Moreira, (2015), Gatti, (2016), Pontes, (2019), Diniz e Barbosa, (2021) entre outros que dialogam com a temática. No que se refere a metodologia, a mesma se deu mediante uma abordagem qualitativa visando a compreensão e interpretação dos fatos, sendo adotados como técnicas a pesquisa bibliográfica, documental bem como o estudo de campo utilizando a observação. Devido ao momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, no qual ocorreu o distanciamento social, a prática do estágio foi desenvolvida de maneira adaptada, seguindo todas as orientações definidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Conclui-se nesse contexto de ensino, que professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade educacional, onde as metodologias, as ações pedagógicas no âmbito escolar, entre outros elementos tiveram que atender minimamente ao processo de ensino aprendizagem, os desafios foram muitos no ensino remoto, porém a persistência dos professores e dos alunos se configuraram em possibilidades diante das dificuldades. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Profa. Me. Maria Juliana Leopoldino Vilar. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Metodologia de Ensino pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.title Estágio supervisionado e formação docente no contexto da pandemia da Covid- 19 pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta