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É notório que o processo de ensino/aprendizagem de língua estrangeira tem
passado por inúmeras reformulações didáticas e metodológicas no Brasil, uma vez
que a inserção de metodologias ativas de ensino se torna cada vez mais necessário
no ambiente pedagógico, em razão dos benefícios trazidos por elas. A gamificação,
como parte das metodologias sobreditas, tornou-se uma ferramenta de grande
importância Para além do processo de aquisição de língua estrangeira, visto que
esse tipo de método corrobora com o desenvolvimento das diversas habilidades e
competências discursivas e enunciativas nos aprendizes, como descreve autores
como Burasello (2016), Suits (2014) e Vianna (2013). Nesse viés, o presente
trabalho tem como objetivo, por meio de uma pesquisa propositiva exploratória, o
desenvolvimento de uma proposta de intervenção a qual faz uso da gamificação
como metodologia ativa no ensino de língua inglesa como uma segunda língua, por
meio de uma plataforma online, para aprendizes brasileiros do ensino fundamental,
mais especificamente do 6º ano, da rede pública. Para o desenvolvimento da
pesquisa, foram expostas algumas etapas da proposta, a qual objetiva uma
introdução inicial acerca do conteúdo proposto pelo professor e uma segunda fase,
que trata diretamente com a gamificação como ferramenta de ensino de L2. A partir
disso, conclui-se que torna-se imprescindível o uso de novas metodologias de
ensino que coloquem o aprendiz no centro do processo de aquisição para um
melhor aproveitamento no desenvolvimento das habilidades referentes a língua, o
que propicia um ambiente pedagógico atrativo e prazeroso |
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