Resumo:
O referido trabalho pretende analisar e compreender como as tendências pedagógicas e a formação do professor influenciam no pensar e no agir dos professores na sua prática e na relação professor-aluno. A pesquisa feita nesse trabalho foi realizada com um professor de Geografia em turmas do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de São Vicente do Seridó-PB.Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário com perguntas pré elaboradas e a observação das aulas do professor.Os dados obtidos foram relacionados com as teorias de autores nessa área.Desse modo verificou-se que as ações do professor não são lineares no que se refere as tendências pedagógicas,pois o mesmo utiliza uma abordagem tradicional quando se comporta como transmissor do conhecimento em alguns momentos e em outro ele demonstra um idéia transformadora ,seguindo a linha de Paulo Freire,quando direciona o aluno a uma prática reflexiva na construção do conhecimento.Este trabalho trata da relação teoria e prática na sala de aula de um professor de Geografia observando como ele relaciona as tendências pedagógicas com sua prática, bem como, sua formação inicial e continuada podem contribuir na ação do professor e no processo ensino aprendizagem. Nesse sentido, a prática relacionada aos conceitos teóricos para propiciar um processo de que valoriza o ensino aprendizagem considerando as realidades educacionais e sociais dos alunos.
Palavras
Descrição:
ARAÚJO, Sidinea Cordeiro Alves. Observação da prática pedagógica de um professor de geografia. 2011. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.