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Ensino remoto e estágio supervisionado em geografia: vivências na escola Manoel de Farias Souza, município de Taperoá-Pb

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dc.contributor.author Souza, Ligia Maria Leite de
dc.date.accessioned 2022-12-02T13:47:46Z
dc.date.available 2022-12-02T13:47:46Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28095
dc.description SOUZA, Lígia Maria Leite de. Ensino Remoto e Estágio Supervisionado em Geografia: vivências na escola Manoel de Farias Souza, município de Taperoá-Pb. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, EAD - João Pessoa, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Devido à pandemia da COVID-19, foi necessária a medida de isolamento social da população como forma de prevenção, diante desta realidade e como forma de assegurar o direito à educação, o ensino passou a ser remoto exigindo dos professores e alunos o acesso a internet e domínio dos meios tecnológicos. Além disto, o professor também precisou aprimorar sua didática e metodologia para que proporcionasse desenvolvimento do raciocínio geográfico de todos os alunos no tocante um ensino e aprendizagem significativo. Como o ensino passou a ser ministrado de forma remota também passou a ser remoto o estágio supervisionado obrigatório, momento no qual o futuro professor coloca em prática a teoria aprendida na Universidade. Esta pesquisa tem como objetivo geral refletir acerca da prática do ensino remoto da disciplina de Geografia. E como objetivos específicos: Analisar as práticas desenvolvidas no ensino de Geografia; discutir o estágio supervisionado diante as dificuldades e possibilidades no ensino remoto; analisar as contribuições da prática de estágio no processo de formação do futuro professor. A pesquisa foi construída a partir de sites especializados, artigos, livros de autores como: Silva, Nascimento e Felix (2020), BNCC (2017), Pimenta e Carvalho (2008), Libâneo (2006), Freire (1996) entre outros que dialogam com a temática. No que se refere a metodologia, a mesma se deu mediante uma abordagem qualitativa visando a compreensão e interpretação dos fatos, sendo adotados como técnicas a pesquisa bibliográfica, bem como o estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Manoel de Farias Souza no município de Taperoá-PB. Conclui-se nesse contexto de ensino, que professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade educacional, essa pesquisa vem mostrar que o ensino remoto não conseguiu assegurar plenamente o direito a educação e aprendizagem de todos os alunos, bem como dificultou o desenvolvimento do estágio supervisionado em Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Juliana Leopoldino Vilar pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Ensino Remoto pt_BR
dc.subject Estagio Supervisionado pt_BR
dc.subject Prática Escolar pt_BR
dc.title Ensino remoto e estágio supervisionado em geografia: vivências na escola Manoel de Farias Souza, município de Taperoá-Pb pt_BR
dc.type Other pt_BR


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