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O presente trabalho ressalta a relevância dos povos originários no ensino de história na educação básica, fundamentando-se na perspectiva de ampliar a visibilidade da diversidade étnico-cultural e suas resistências desde o período colonial brasileiro, assim, mostra o conjunto das identidades e diversidades indígenas existentes no Brasil, valoriza e discute as visões estereotipadas ainda presentes no livro didático. Para tanto, analisa-se o livro didático do ensino médio, sobretudo, as representações dos povos originários, e propõe um plano de ensino, com o propósito de ir além do “dia do índio”. Como subsídio para esta pesquisa utilizaram-se artigos e revistas científicas, além de análises de iconografias e músicas, e na sequência se estabeleceu um diálogo com alguns autores(as) que discutem sobre tal temática, a exemplo de Kayapó e Brito (2014),Guajajara (2019), Zoia e Periolli (2010), Luciano (2006), entre outros. Esse estudo traz uma visão crítica acerca da história dos povos originários e contribui significativamente com a superação dos estereótipos ainda recorrentes no livro didático de História, o que impossibilita o respeito a sua pluralidade cultural. |
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