Resumo:
Essa pesquisa sucedeu com a elaboração de um módulo educacional que apoie professores da rede fundamental de ensino a preparar seus alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Sabendo das dificuldades encontradas para a participação e bom desempenho na OBA, buscou-se melhorar a preparação dos conteúdos por meio da associação entre Física e Astronomia ainda no início da vida escolar do discente. Esse trabalho foi aplicado a 100 alunos matriculados do 8º ao 9º ano da escola Alírio Meira Wanderley na cidade de Patos- PB, em que se buscou métodos relacionados ao cotidiano e a pedagogia crítica de Paulo Freire, com o objetivo de enriquecer o aprendizado dos estudantes e aumentar a compreensão do que foi trabalhado durante as aulas. Os resultados foram obtidos por meio de um questionário investigativo, pela quantidade de alunos que participaram e pelo desempenho obtido na prova da OBA.
Descrição:
FARIAS, A. I. Possibilidade de apoio ao professor do ensino fundamental em preparação para o nível três da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 2022. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.