dc.contributor.author |
Gomes, Ícaro da SIlva |
|
dc.date.accessioned |
2022-12-06T11:56:34Z |
|
dc.date.available |
2022-12-06T11:56:34Z |
|
dc.date.issued |
2022-12-01 |
|
dc.identifier.other |
CDD 320.6 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28115 |
|
dc.description |
GOMES, Ícaro da Silva. Programa saúde na escola: uma análise a partir de uma revisão integrativa. 2022. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba. Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O Programa Saúde na Escola é uma política pública intersetorial entre os Ministérios
da Saúde e Ministério da Educação que surge em 2007 com intuito da promoção da
saúde no contexto escolar. Com isso, o presente trabalho busca analisar a produção
científica que aborda o programa saúde na escola, assim como identificar as
estratégias, potencialidades e dificuldades na implantação e execução do programa
encontradas na literatura. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório descritivo e
explicativo, que se dá a partir de uma revisão integrativa de literatura, tendo como
questão norteadora do estudo “como são desenvolvidas as ações do programa saúde
na escola?”. Após coleta de dados, estabelecimento dos critérios de inclusão e
exclusão, e análise dos achados, foram eleitos 7 (sete) estudos para fazerem parte
da revisão integrativa, sendo escolhidas 2 (duas) categorias para estruturar a análise
e discussão dos dados: “estruturação do programa saúde na escola”; “possibilidades
de execução do programa”. O estudo identificou problemas envolvidos no processo
de adesão e implementação do PSE nos municípios, assim como atuações possíveis
diante da necessidade de cada território e as ações prioritárias que o Ministério da
Saúde e o Ministério da Educação orientam. A partir do estudo também foi possível
apontar para fragilidades nas ações em relação a alguns eixos como no contexto da
saúde mental na infância e adolescência e a necessidade de um reconhecimento
estratégico das demandas do território, assim como um planejamento sistemático para
alcance dos objetivos e formação dos profissionais envoltos no processo. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Ma. Mary Delane Gomes de Santana |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Política pública |
pt_BR |
dc.subject |
Programa saúde na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Promoção da saúde |
pt_BR |
dc.title |
Programa saúde na escola: uma análise a partir de uma revisão integrativa |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |