UEPB - Repositório Digital

Educação a distância no ensino superior: uma análise da contribuição do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para formação profissional

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lopes, Renato Virgolino
dc.date.accessioned 2022-12-06T13:12:37Z
dc.date.available 2022-12-06T13:12:37Z
dc.date.issued 2022-11-23
dc.identifier.other CDD 374.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28119
dc.description LOPES, Renato Virgolino. Educação a Distância no ensino superior: uma análise da contribuição do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para formação profissional. 2022. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A busca pela formação e qualificação profissional tem se mostrado uma constante e uma das modalidades mais procuradas tem sido a Educação a Distância (EaD), haja vista a possibilidade de esta se adequar a realidade dos que buscam esse formato de ensino, dada a sua flexibilidade, propiciando a inclusão de muitos e, por conseguinte, fomentando o ingresso de profissionais das mais variadas áreas no mercado de trabalho. Desse modo, este estudo tem como objetivo analisar a atuação para formação profissional do curso de Licenciatura em Geografia ofertada pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) por meio do Polo Noêmia Lopes de Itaporanga-PB da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Para tanto, fez-se uso de uma pesquisa exploratória e descritiva. O procedimento técnico utilizado foi à pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Por sua vez, o instrumento de coleta de dados utilizado foi à entrevista. Os resultados demonstram que os principais pontos de satisfação foram: o ambiente virtual de aprendizagem, plataforma, fóruns, os professores, tutor, material didático, e a estrutura física do polo de apoio presencial (biblioteca, sala de aula presencial e coordenação). Já os pontos a serem melhorados foram: chats e biblioteca virtual e a estrutura física (laboratório de informática). O presente estudo de caso é extremamente viável e oportuno, diante das necessidades exigidas pela atual demanda educacional. Ressalta-se, contudo, que a educação superior à distância é uma modalidade de ensino que necessita ser acompanhada de maneira sistemática e contínua, por fim, os dados elucidaram que o polo apresentou bons índices de prestação de serviços, tendo como parâmetro as respostas dos discentes entrevistados, enfatizando a relevância da pesquisa, uma vez que a mesma se apresentou importante no contexto da educação superior no interior do Estado paraibano. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Suellen Silva Pereira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação a Distância pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Formação Profissional pt_BR
dc.title Educação a distância no ensino superior: uma análise da contribuição do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) para formação profissional pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta