Resumo:
A geografia estuda a organização do espaço, a partir das relações da sociedade com a
natureza, aproximando o cotidiano e a realidade, incentivando os alunos a se engajarem em
atividades que buscam construir o conhecimento da educação geográfica. Em meio a uma
pandemia, com sua proposta de distanciamento social de fechamento de escolas como forma de
evitar mais infecções e assim manter o bem-estar da comunidade escolar, é importante discutir
as abordagens utilizadas como o uso de ferramentas pedagógicas a distância como plataformas
onde os alunos têm a oportunidade de mostrar sua experiência, entender os lugares e realidades
da vida e considerar as expressões que a geografia apresenta como uma ciência complexa. O
grande desafio para as escolas públicas foi e o continua sendo manter a noção da escola sobre
a importância do ensino socioespacial, em seu papel de formar cidadãos críticos, sobre os
conhecimentos de geografia para orientar os alunos na compreensão do espaço e de todas as
dinâmicas que o envolvem ao seu redor. Para tanto, a discussão aqui proposta partiu da leitura
bibliográfica e de um relato dado pelo professor responsável pela disciplina de geografia na
escola Simeão leal, objeto deste estudo, relacionados ao ensino remoto durante o período de
pandemia. Percebe-se diante do que foi discutido ao longo do texto, a importância do
conhecimento geográfico para a formação dos alunos na perspectiva de prepará-los para a
leitura dos acontecimentos que os cercam e da realidade em que estão inseridos.
Descrição:
SOUZA, Daniel Júnio Pinto de. A geografia escolar e o ensino remoto em escolas públicas durante o período de pandemia: uma análise dos desafios enfrentados pelos os professores na escola Simeão Leal. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.