Resumo:
Este trabalho aborda uma análise e desenvolvimento de jogos sérios, que são jogos que tem como principal finalidade a educação e treinamento, sendo o maior diferencial entre jogos sérios e jogos de entretenimento, o jogo desenvolvido neste trabalho tem como foco o conteúdo de portas lógicas, ensinado no curso de ciências da computação, entre outros cursos. Objetivos: Analisar os limites e possibilidades da inserção dos jogos sérios para o ensino de computação, assim como analisar uma melhora no aprendizado e pratica do conteúdo de portas lógicas. Metodologia: Usando da ferramenta Unity, foi criado um protótipo do jogo, sendo analisado por meio da definição da tétrade elementar, assim tendo seu desenvolvimento trabalhado em cada etapa, em seguida o protótipo foi passado para duas turmas do curso de ciências da computação, para uma análise de ensino passada pelo jogo. Resultados: Após o uso do protótipo pelos alunos, foi passado um questionário para a coleta de dados, o questionário analisa o grau de entendimento, dificuldade e aprendizado passado no protótipo, com os dados do questionário pode ser analisado uma melhora no aprendizado do conteúdo passado, sua interface foi relatada como de fácil entendimento e sua dificuldade mediana, assim cumprindo os objetivos desse trabalho.
Descrição:
ALMEIDA, M. S. Jogo sério para o ensino de computação com foco em portas lógicas. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.