Resumo:
Este trabalho é produto do projeto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), intitulado “Uma história sobre a atual reforma do ensino médio em Guarabira — PB” , do qual fui bolsista entre 2020 e 2022. Esse projeto relacionou a Lei n.º 13.415/2017 com leis estaduais, sobretudo a Medida Provisória 267, que institui o Programa de Educação Integral na Paraíba, visando compreender como ocorreu a ampliação da cultura empreendedora nos currículos escolares, especialmente o currículo proposto para a Escola Cidadã Integral (ECI’s) e Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT’s), notadamente de Guarabira — PB. Este trabalho, construído a partir da releitura do projeto de PIBIC mencionado, discutiu também as políticas e programas de formação de professores, especialmente o Programa Gira Mundo Professores, para entender como a formação continuada docentes é utilizada como ferramenta para formação do aluno objetivado pelas reformas nacionais e estaduais. Como metodologia, empregou-se a revisão bibliográfica de documentos oficiais, tais como: a Lei n.º 13.415/2017, a Medida Provisória 267, as Diretrizes Operacionais das Escolas Estaduais e editais do Programa Gira Mundo Professores. Foram lidos também autores ligados aos Estudos Culturais, como: Foucault (2008) Silva (2005 e 2010), Sibilia (2012), Toledo (2017), entre outros. Com a leitura e interpretação dos textos e documentos, percebeu-se uma associação entre o Estado e mercado neoliberal nas propostas do projeto da Reforma do Ensino Médio. Identificou-se essa relação também nas ementas de disciplinas curriculares das Escolas Integrais, que visam a formação de alunos autônomos, protagonistas, empreendedores e proativos, capacitados para o mercado de trabalho.
Descrição:
FÉLIX, M. E. de O. O novo ensino médio na Paraíba e o reforço à cultura do empreendedorismo. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.