Resumo:
O estágio oferece uma grande oportunidade para desenvolver o sentido profissional. Permite que o aluno em formação tenha um vislumbre de como serão os processos com os quais terão que lidar no seu dia a dia, e também pode permite conhecer de fato a profissão docente e construir uma identidade profissional. Este trabalho teve como objetivo relatar as experiências do Estágio Supervisionado II, realizado na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental II, na Escola do Ensino Infantil e Fundamental Manoel Viana dos Santos. As aulas foram realizadas de forma expositiva, dialogada e interativa, com atividades de fixação de conteúdo. Os recursos utilizados foram lápis, borracha, caderno e Data show, areia, esterco e barro, potes pet feitos de garrafas pet. Os principais problemas encontrados no campo do estágio foram a falta de tempo para planejar as aulas. A escola tem vários problemas com as instalações, como ventiladores sem manutenção e não em quantidade suficiente por sala de aula. Não há adaptações e materiais adequados para que o educador possa trabalhar efetivamente com os alunos com deficiência. Assim, o Estágio Supervisionado foi de extrema importância para minha carreira profissional, pois me permitiu vivenciar, na prática, o que aprendemos na teoria.
Descrição:
MELO, Maria Izabel da Conceição Vieira de. Relato do estágio supervisionado no ensino fundamental II. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias ) - Universidade Estadual da Paraíba Catolé do Rocha, 2022.