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Práticas de endomarketing na gestão pública na guarda municipal de Livramento Pb

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dc.contributor.author Bezerra, Emanoela Brito
dc.date.accessioned 2022-12-16T03:04:16Z
dc.date.available 2022-12-16T03:04:16Z
dc.date.issued 2022-12-07
dc.identifier.other CDD 658.8
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28362
dc.description BEZERRA, Emanoela Brito. Práticas de Endomarketing na Gestão Pública na Guarda Municipal de Livramento PB.2022.33f.Trabalho de conclusão de Curso(Graduação EAD em Administração Pública)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande,2022. pt_BR
dc.description.abstract O Endomarketing é uma ferramenta da área de administração que é usada para trazer o marketing para o público interno das organizações, é uma prática que alinha técnicas de marketing a conceitos de recursos humanos, que objetiva reconhecer que o primeiro e principal cliente de uma organização é o colaborador. A gestão pública está cada vez mais buscando ferramentas para a realização de um trabalho com eficiência e eficácia para seus usuários. Assim como em qualquer área da administração pública, a Segurança Pública é uma dessas áreas que buscam prestar melhorias nos seus serviços. Essa pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de endomarketing que são utilizadas na Guarda Municipal de Livramento-PB. Nesse sentido a presente pesquisa se caracteriza como exploratória e de caráter qualitativo. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas, que foram aplicadas a três agentes selecionados da Guarda Municipal. Logo, para o tratamento dos dados foi utilizado uma abordagem de análise de conteúdo e interpretação dos resultados. A análise dos resultados apontou para dois tópicos, o primeiro temos a apresentação do perfil dos colaboradores, mostrando que estão na organização desde sua fundação, assim se desenvolvendo junto com ela e o outro ponto, mostrou que a organização vem desenvolvendo o uso das práticas de endomarketing mesmo que de forma informal, visando gerenciar e fortalecer as relações internas entre organização e colaborador. Assim, utilizam-se das ferramentas para uma boa comunicação entre os colaboradores, mesmo que com uma condição de trabalho limitada, como a falta de EPI 's e transporte próprio, são reconhecidos e há um incentivo por parte do comando para desempenharem e desenvolver um bom trabalho. A percepção dos colaboradores sobre as práticas de endomarketing, deixa claro que são informais, mas que visam a importância e benefícios tanto para a organização como para os colaboradores. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Brunno Fernandes da Silva Gaião pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Endomarketing pt_BR
dc.subject Gestão Pública pt_BR
dc.subject Segurança Pública pt_BR
dc.title Práticas de endomarketing na gestão pública na guarda municipal de Livramento Pb pt_BR
dc.type Other pt_BR


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