Resumo:
O contexto de pandemia acarretou mudanças nas diversas áreas da sociedade, em especial no contexto escolar. A alteração da forma de funcionamento do cotidiano das escolas tem ressaltado a importância em torno da função social das escolas e da formação integral dos alunos por meio da produção de conhecimento. A pesquisa tem como objetivo geral refletir a respeito dos desafios e possibilidades no ensino remoto de Geografia por meio das tecnologias digitais. Tendo como objetivos específicos: analisar os desafios do ensino remoto na pandemia da Covid-19; refletir sobre a contribuição das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto do ensino remoto de Geografia; e compreender a relevância do estágio supervisionado na formação docente. O presente estudo está ancorado em autores como COELHO, SILVA, MARQUES e NASCIMENTO, entre outros que discutem essa temática. O percurso metodológico é de cunho qualitativo, guiado por uma revisão de literatura servindo como embasamento teórico. Por fim, espera-se que essa pesquisa contribua para a compreensão ampla a respeito do ensino remoto de Geografia partindo da utilização das ferramentas digitais (Meet, Zoom, Whatsapp, etc.) como instrumento colaborativo para o processo de ensino e aprendizagem, durante o período pandêmico.
Descrição:
ANDRADE, Margarida Maria. Ensino Remoto de Geografia: Desafios e Possibilidades no Processo Ensino Aprendizagem. 2022. 21f. Trabalho de conclusão de Curso ( Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.