Resumo:
A pesquisa traz uma discussão acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), destacando que as redes de aprendizagem digital permitem ampliar a aprendizagem escolar, trazendo uma reflexão a respeito do seu uso diante do cenário que vivenciamos da pandemia no Brasil da Covid-19, sendo que uma das medidas utilizadas nas escolas, foi o uso destas, através de aulas remotas e também suas contribuições no trabalho da gestão escolar, em que as reuniões e os planejamentos eram on line com toda a equipe. A pesquisa teve como objetivo verificar a utilização das TICs e a importância do uso das tecnologias na gestão escolar, como também, na sala de aula através do auxílio no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi um estudo de caso em uma Escola Municipal, no município de São Bento-PB, em que foi aplicado um questionário com perguntas objetivas e subjetivas aos professores, gestores e supervisores, acerca do tema em discussão. O estudo se justifica diante da maior relevância do uso da TICs principalmente durante e após o período de ensino remoto com a pandemia da Covid-19. Dentre os resultados alcançados, percebe-se que a maioria dos entrevistados tem acesso às TICs, reconhecem sua importância no contexto escolar e tem consciência de que necessitam de uma capacitação acerca dessas ferramentas. A pesquisa se torna relevante, em vista que é um assunto pertinente para ser discutido em todos os ambientes já que é uma realidade para todos a inserção dessas tecnologias em sala de aula.
Descrição:
Dantas, Keyla Cristina de Araújo. Gestão escolar e o uso das tecnologias: estudo de caso para uma escola municipal na Cidade de São Bento - PB. 2022. 25 p. Monografia (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, 2022.