Resumo:
A inclusão sociedade/natureza tem constituído sérias preocupações para o futuro da humanidade. O homem ao longo do tempo, para atender suas necessidades, vem modificando os ecossistemas naturais, contribuindo assim para o desequilíbrio nos sistemas naturais. Diante dessa problemática precisa-se buscar alternativas para amenizar os impactos ambientais causados pelos seres humanos. Acredita-se que a instituição escolar é um ambiente que pode favorecer tais mudanças, levando em consideração as metodologias e projetos existentes. Nessa perspectiva, este trabalho proporciona uma discussão sobre as questões ambientais trabalhadas no ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Simeão Leal em Itaporanga/PB. Busca-se analisar as experiências de educação ambiental desenvolvidas na escola. As instituições de ensino são locais propícios para a transmissão e reprodução dessas questões, pois buscam junto aos seus alunos soluções para amenizar tal problemática. A educação ambiental, no contexto educacional, possibilitará novos rumos ao meio ambiente, contanto que os professores sejam mediadores para formar alunos críticos, conscientes e responsáveis. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa foi a realização de uma pesquisa de campo na escola de ensino fundamental, para obtenção dos dados, utilizou-se com instrumento um questionário com 08 (oito) questões aplicado para 06 (seis) professores. Os resultados obtidos foram bastante promissores, uma vez que a questão ambiental é um tema atual e muito relevante que deverá ser trabalhado e discutido nas escolas.
Descrição:
SEVERO, Daniele Braz de Sousa. A educação ambiental na escola: um estudo de caso na Escola Estadual de Ensino Fundamental II Simeão Leal - Itaporanga - PB. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.