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Um dos aspectos mais interessantes do mundo tecnológico em que vivemos reside no despertar
da consciência ecológica, é assim também na (re)descoberta da importância das ciências
naturais e do ensino de Ciências da Terra/Geologia que durante os anos de ensino fundamental
e os três anos no ensino médio brasileiro é estruturado em torno de temas teóricos que
determinam como o conteúdo deve ser abordado ou tratado (tempo geológico, tipos de rochas,
deriva continental, placas tectônicas, etc.), assim independentemente dos métodos utilizados, o
ensino possuem um pré-requisito necessário para uma aprendizagem eficaz que é a utilização
de livros didáticos que em grande parte não permitem observações abrangentes da geologia.
Outro fator importante é o foco fixo de muitas escolas em preparar os alunos para leitura,
escrita, interpretação e numericamente, levando à supervalorização de disciplinas como
português e matemática em comparação com outras disciplinas como ciências e geografia.
Esses indivíduos na educação básica deveriam ser responsáveis por disseminar conceitos de
ciências da Terra capazes de formar cidadãos-chave que atuam no sistema Terra e entendem as
consequências de suas ações, desenvolvendo a consciência ambiental para proteger a
natureza. Na relação global entre as questões de comunicação das ciências da terra no ensino
básico e os seus conteúdos, é necessário que professores e escolas tenham um olhar crítico na
seleção de livros (estes são os materiais fundamentais) e procurem outros mecanismos de
apoio para promover a compreensão dos alunos, como atividades práticas e de campo, Ser um
suporte enriquecedor para o aprendizado do aluno de forma que supere as dificuldades
pedagógicas e construa o conhecimento das Ciências da Terra. Este projeto visa investigar as
maiores dificuldades encontradas na aplicação da geologia ao ensino e à pesquisa, e orientar
sobre as melhores formas de superá-las, tornando o estudo da geologia mais amplo e
acessível. Ao compreender a contribuição substancial das geociências para o alcance das metas
do primeiro ano do ensino médio, este estudo sugere diagnosticar os principais erros conceituais
e metodológicos no ensino das geociências/geologia por meio dos temas apresentados. A
metodologia utilizada na realização desse trabalho constou-se dos métodos da pesquisa
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bibliográfica nas bases de dados mais comuns como Google acadêmico e Scielo. Como
resultado entendeu-se currículo de geociências implementado no Brasil nas escolas de ensino
fundamental e médio merece reflexão, e os professores responsáveis pelo ensino de conteúdos
de geociências precisam de uma formação mais específica. A modalidade de mestrado
profissional em ciências da terra, como o já oferecido em algumas regiões do país, para
professores do ensino fundamental e médio, pode ser uma forma interessante de disseminar
conhecimento e formar professores de ciências. Ou criaturas que vão trabalhar diretamente
com crianças e jovens nas escolas. |
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