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Não podemos pensar na educação e no ensino de Geografia como algo distante a
ideia de inclusão, mesmo que a inclusão seja algo que ainda esteja em construção e
em fase de aprimoramento. (SILVA, 2020). Nesta perspectiva, o objetivo desta
pesquisa é analisar a importância do ensino de Geografia na perspectiva da inclusão
escolar. Para o desenvolvimento da pesquisa, inicialmente foi realizada uma discussão
acerca do contexto histórico da educação inclusiva nas escolas brasileiras, retratando
o processo de inclusão escolar no Brasil a partir dos anos de 1990 até os dias atuais,
identificando o progresso e a evolução da inclusão escolar no Brasil. No ensino de
Geografia atualmente se faz necessário repensar métodos e práticas pedagógicas
inclusivas, visando um ambiente de ensino mais acolhedor para o aluno, pois o
pensamento geográfico propicia para o discente não apenas a noção de espaço, de
mundo, lugar ou território, mas também à reflexão de vivência e de experiência no
mundo que o cerca, permitindo um pensamento crítico sobre qualquer assunto que
seja. Portanto, a formação docente do estudante de licenciatura, assim como a
formação continuada de professores em relação à educação inclusiva é algo
indispensável para que as práticas pedagógicas sejam realmente aplicadas e bem
sucedidas em sala de aula. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi a qualitativa,
com a elaboração de questionários e entrevistas com um roteiro preestabelecido com
os estudantes de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB), Campus III, com o objetivo de refletir sobre a visão dos licenciandos sobre a
educação inclusiva. Foram utilizados como referencial teórico as principais ideias de
autores como: Mantoan (2011), Callai (2005), Almeida (2009), Silva (2020), dentre
outros. Conclui-se que os cursos de llicenciatura e a formação de professores,
deveriam trabalhar com a educação inclusiva de forma efetiva desde o início da
licenciatura, analisando formas didáticas e pedagógicas que podem ser levadas não
somente para suas respectivas salas de aula, enquanto futuros professores, mas
levadas também como experiência para as suas vidas enquanto seres humanos. |
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