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A mídia como instrumento de diplomacia pública: TV Brasil internacional

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dc.contributor.author Nascimento, José Diego de Lima
dc.date.accessioned 2013-12-13T21:35:09Z
dc.date.available 2013-12-13T21:35:09Z
dc.date.issued 2013-12-13
dc.identifier.other CDD 327.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2840
dc.description NASCIMENTO, José Diego de Lima. A mídia como instrumento de diplomacia pública: TV Brasil internacional. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A Era da Informação motivada pela globalização mudou a dinâmica da política internacional. A abertura da diplomacia para a Mídia e para a Opinião Pública propiciou uma maior participação da sociedade civil nas deliberações dos Estados transpondo parte das disputas para os espaços simbólicos. Nesse contexto, os governos que antes negociavam secretamente, tiveram que se adaptar à nova conjuntura de maior participação popular. Em consequência disso, os Estados precisaram desenvolver mecanismos para legitimar suas ações no meio internacional. Diante desse quadro, a mídia e a opinião pública se tornaram importantes atores nas Relações Internacionais ao ponto de influenciar nas agendas dos Estados. O governo brasileiro não fez diferente e lançou um canal de televisão internacional com o objetivo de construir a imagem do país no exterior. O canal TV Brasil Internacional foi lançado em 2010, mas suas origens remetem ao ano de 2003 e seu desenvolvimento se atrela a outros canais internacionais brasileiros, porém, de objetivos diferentes. Visto isso o presente estudo monográfico visa discutir a utilização da mídia como instrumento de diplomacia pública em que a TV Brasil Internacional é um exemplo. O estudo guiado pela teoria Construtivista das Relações Internacionais trará inicialmente a conceitualização das várias formas de diplomacia aberta. A seguir, será feita uma discussão sobre o papel da mídia nas relações internacionais. No terceiro capítulo será discutido sobre as características da identidade internacional brasileira que motiva as ações de política externa com investimento em Soft Power e trabalhos de disseminação de valores com projetos como a TV Brasil Internacional. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Silvia Garcia Nogueira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Diplomacia pública pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject TV Brasil Internacional pt_BR
dc.subject Soft power pt_BR
dc.title A mídia como instrumento de diplomacia pública: TV Brasil internacional pt_BR
dc.type Other pt_BR


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