dc.description.abstract |
As transformações que ocorreram com a propagação do Coronavírus, causador da doença intitulada COVID-19, ocasionaram diversas mudanças, atingindo diversas áreas da sociedade (econômica, social e também a área educacional). Na educação, com o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou-se necessário o Ensino Remoto, como medida de prevenção para manter distanciamento social, desafiando a todo âmbito escolar, assim como toda a comunidade, a se adaptar ao novo contexto social. Sendo assim, este estudo tem por objetivo identificar percepções e eventuais dificuldades de professores e alunos em relação às aulas remotas, viabilizando eventuais sugestões que melhorem a aprendizagem, a usabilidade pedagógica e a interação dos recursos tecnológicos utilizados. Tendo como base estudiosos como Hack (2011), Amaral (2010), Barauskas e Rocha (2003), Nielsen (1993), Nockelainen (2006, apud CALDAS et. Al, 2016), dentre outros que contribuíram para este estudo. Questionários serão aplicados sob a abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, a fim de ter como produto final a geração de gráficos que evidenciam as opiniões de alunos e docentes sobre suas experiências com o Ensino Remoto de Emergência, tendo como conclusões finais a necessidade de formação dos docente sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de um profissional Licenciado em Computação presente no contexto escolar para auxiliar alunos na melhor utilização e aos docentes, entre outros, na escolha de TDIC que proporcionem boa usabilidade pedagógica e interação dos alunos, a fim de resultados mais eficazes de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |