UEPB - Repositório Digital

Estudo de caso sobre aulas remotas em tempos de pandemia em uma escola pública de Patos - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Luana Monteiro de Araújo
dc.date.accessioned 2022-12-19T13:42:06Z
dc.date.available 2022-12-19T13:42:06Z
dc.date.issued 2022-11-29
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28415
dc.description SILVA, L. M. A. Estudo de caso sobre aulas remotas realizadas em tempos de pandemia em uma escola pública de Patos - PB. 2022. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract As transformações que ocorreram com a propagação do Coronavírus, causador da doença intitulada COVID-19, ocasionaram diversas mudanças, atingindo diversas áreas da sociedade (econômica, social e também a área educacional). Na educação, com o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais de ensino, tornou-se necessário o Ensino Remoto, como medida de prevenção para manter distanciamento social, desafiando a todo âmbito escolar, assim como toda a comunidade, a se adaptar ao novo contexto social. Sendo assim, este estudo tem por objetivo identificar percepções e eventuais dificuldades de professores e alunos em relação às aulas remotas, viabilizando eventuais sugestões que melhorem a aprendizagem, a usabilidade pedagógica e a interação dos recursos tecnológicos utilizados. Tendo como base estudiosos como Hack (2011), Amaral (2010), Barauskas e Rocha (2003), Nielsen (1993), Nockelainen (2006, apud CALDAS et. Al, 2016), dentre outros que contribuíram para este estudo. Questionários serão aplicados sob a abordagem metodológica quantitativa e qualitativa, a fim de ter como produto final a geração de gráficos que evidenciam as opiniões de alunos e docentes sobre suas experiências com o Ensino Remoto de Emergência, tendo como conclusões finais a necessidade de formação dos docente sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e de um profissional Licenciado em Computação presente no contexto escolar para auxiliar alunos na melhor utilização e aos docentes, entre outros, na escolha de TDIC que proporcionem boa usabilidade pedagógica e interação dos alunos, a fim de resultados mais eficazes de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Pablo Ribeiro Suárez pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Usabilidade pedagógica pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Interação humano-computador pt_BR
dc.subject Metaverso pt_BR
dc.title Estudo de caso sobre aulas remotas em tempos de pandemia em uma escola pública de Patos - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta