Resumo:
Com os avanços da internet, tornou-se possível que as pessoas consigam contribuir e consumir conteúdo informativo. A web contém grande potencial para atingir cada vez mais pessoas, porém são necessários ajustes para atender a essa demanda de acesso, independente das condições e necessidades dos usuários. Dessa forma, a avaliação de acessibilidade feita de maneira manual ou automática pode contribuir para identificar os pontos fracos de uma aplicação web diante dos padrões de acessibilidade. Este trabalho tem como objetivo analisar a acessibilidade de páginas web das universidades públicas da Paraíba, tendo como referência recomendações do padrão brasileiro e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico). Para realização das análises, foi escolhido o ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), uma ferramenta que analisa a página baseada nas diretrizes do padrão de acessibilidade e-MAG. Para tanto, diante da análise quantitativa dos resultados obtidos. Pôde-se perceber que, durante a pesquisa, foram avaliadas páginas através do relatório da ferramenta, o que torna possível concluir que as universidades avaliadas apresentam mais de 70% das recomendações de acessibilidade do e-MAG.
Descrição:
CRUZ, T. L. Avaliação de usabilidade de páginas web de universidades públicas do Estado da Paraíba. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.