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O presente trabalho apresenta as práticas realizadas dentro do Programa
Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do
Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021.
Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade
de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas,
inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais. Ao final do ano letivo
de 2021, já com a sucessiva diminuição dos casos de infecções, devido ao avanço
da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de
acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa
objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o
PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada
na cidade de Guarabira/PB, destacando as formações iniciais, as regências
realizadas, os projetos desenvolvidos e demais atividades práticas executadas. Para
tanto, foi realizado um apanhado do contexto histórico da ciência geográfica e da
Geografia, enquanto disciplina no Brasil. Paralelamente, foram trazidas análises
sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de
formação docente. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de
autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai
(2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a
experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da
reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a
formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior
imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o
momento de formação proporcionado pelo Programa de Residência Pedagógica foi
um período de colocação das teorias aprendidas, em prática. O processo
educacional transpassa as nuances teóricas, no sentido de sua complexa teia de
relações envolvidas. A relação entre a formação do professor e a sua prática, então,
se consolida na práxis educativa. É no contexto da instituição escolar que as
perspectivas teóricas se consolidam em uma realidade efetiva. O professor da
contemporaneidade necessita de uma formação alicerçada em bases concretas que
se efetivam no saber e no fazer educacional, ainda mais no ensino de Geografia. |
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