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O ensino de geografia e a formação inicial de professores: observações e práticas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UEPB - Campus III

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dc.contributor.author Barbosa, Roseane da Silva
dc.date.accessioned 2022-12-21T10:51:59Z
dc.date.available 2022-12-21T10:51:59Z
dc.date.issued 2022-03-30
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28484
dc.description BARBOSA, R. da S. O ensino de Geografia e a formação inicial de professores: observações e práticas do Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2022. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho apresenta as práticas realizadas dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura Plena em Geografia, do Centro de Humanidades/CH, da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2020/2021. Diante da realidade pandêmica ocasionada pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, as atividades durante o programa foram desenvolvidas, inicialmente, de forma remota através das plataformas digitais. Ao final do ano letivo de 2021, já com a sucessiva diminuição dos casos de infecções, devido ao avanço da vacinação, as atividades seguiram e foram concluídas no modelo híbrido, de acordo com as normas sanitárias estabelecidas. Nesse sentido, a presente pesquisa objetiva analisar e refletir sobre as atividades e práticas desenvolvidas durante o PRP em Geografia no contexto da escola-campo EEEF Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira/PB, destacando as formações iniciais, as regências realizadas, os projetos desenvolvidos e demais atividades práticas executadas. Para tanto, foi realizado um apanhado do contexto histórico da ciência geográfica e da Geografia, enquanto disciplina no Brasil. Paralelamente, foram trazidas análises sobre os programas de iniciação à docência e sua importância para os cursos de formação docente. A fim de obtermos um embasamento teórico, utilizamos ideias de autores como, Petrone (1993), Tardif (2002), Pessoa (2007), Saviani (2008), Callai (2011), Gurgel e Silva (2016), Lunarti (2020), entre outros. Como resultado, a experiência formativa vivida no PRP nos traz a perspectiva da necessidade da reflexão acerca da importância dos programas de iniciação à docência para a formação inicial de professores, tendo em vista a necessidade de uma maior imersão do licenciando na prática efetiva da sala de aula. Concluímos que o momento de formação proporcionado pelo Programa de Residência Pedagógica foi um período de colocação das teorias aprendidas, em prática. O processo educacional transpassa as nuances teóricas, no sentido de sua complexa teia de relações envolvidas. A relação entre a formação do professor e a sua prática, então, se consolida na práxis educativa. É no contexto da instituição escolar que as perspectivas teóricas se consolidam em uma realidade efetiva. O professor da contemporaneidade necessita de uma formação alicerçada em bases concretas que se efetivam no saber e no fazer educacional, ainda mais no ensino de Geografia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Luciene Vieira de Arruda pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Gegrafia pt_BR
dc.subject Residência pedagógica pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title O ensino de geografia e a formação inicial de professores: observações e práticas do Programa de Residência Pedagógica (PRP) da UEPB - Campus III pt_BR
dc.type Other pt_BR


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