Resumo:
Esta pesquisa foi construída com a intenção de refletir sobre o ensino de Geografia aliado à educação ambiental (EA) por meio da aplicação da metodologia da Economia Criativa (MEC), como uma ação relevante para a formação do professor de Geografia. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, a partir da análise de literaturas e da realização de oficina pedagógica, com tipologia participativa, com o intuito de construirmos mecanismos para um ensino de Geografia mais significativo junto à educação ambiental. A metodologia da Economia Criativa se apresenta como uma estratégia que busca estimular uma consciência da importância do cuidado com a natureza, especialmente por promover para os professores de Geografia um saber/fazer que estimule o pensamento ambiental, despertando nos mesmos o desejo de construir uma educação que tenha possibilidade de ações que promovam e estimulem os alunos a serem mais conscientes diante da relação entre sociedade e natureza. Ao executar a oficina pedagógica, por meio da plataforma Even, destinada aos professores de Geografia, partindo do Grupo de Pesquisa Saberes da Educação Geografia GPSEG/UEPB, destacamos que a educação ambiental e a Economia Criativa são de suma importância para a formação do professor de Geografia. Além disso, a proposta de trabalho com a metodologia da Economia Criativa apresentou-se essencial para a conscientização da preservação da natureza ao reutilizar de forma prática recursos que muitas vezes seriam descartados. Portanto, essas ações contribuem para despertar a urgência da construção do conhecimento e atitudes socioambientais necessárias para o desenvolvimento de uma nova conscientização ambiental.
Descrição:
OLIVEIRA, M. T. de. Utilização da educação ambiental para estimular a metodologia da economia criativa no ensino de geografia. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.