UEPB - Repositório Digital

O ensino de programação no ensino médio da educação básica: uma revisão integrativa da literatura brasileira

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Alves, Tauan da Silva
dc.date.accessioned 2022-12-21T10:54:02Z
dc.date.available 2022-12-21T10:54:02Z
dc.date.issued 2022-12-01
dc.identifier.other 21. ed. CDD 005
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28486
dc.description ALVES, T. S. O Ensino de programação no ensino médio da educação básica: uma revisão integrativa da literatura brasileira. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Ao adentrar no Ensino Superior é comum observar-se o grau de dificuldade encontrado por grande parte dos discentes no que se refere ao entendimento e ao desenvolvimento do raciocínio lógico, sobretudo, daqueles que escolhem o campo computacional como caminho profissional a ser trilhado. Este artigo tem como objetivo apresentar uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) dos trabalhos relacionados ao Ensino de Programação, bem como da utilização de ferramentas computacionais no âmbito educacional, tendo como base os anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) compreendido de 2012 até o ano de 2021. Foram analisados 39 artigos, a fim de mostrar uma visão crítica desta área de pesquisa emergente, avaliando a importância da necessidade de incluir essas técnicas cada vez mais cedo na Educação Básica. Embasado em autores como Alves et al. (2020), Bastos, Adamatti e Carvalho (2015), os resultados mostram que é fundamental utilizar a tecnologia atual como forma de atração da atenção dos discentes e como método para fortalecimento do pensamento crítico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Programação pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.title O ensino de programação no ensino médio da educação básica: uma revisão integrativa da literatura brasileira pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta