Resumo:
Os recursos tecnológicos estão inseridos, cotidianamente, na vida das pessoas sendo utilizados geralmente para o lazer e a socialização, mas possuem um grande potencial educativo para ser explorado. Rompem barreiras do espaço e do tempo para disseminação de informações, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e a autonomia do estudante e ampliam os horizontes educacionais. São potenciais que podem e devem ser utilizados com sabedoria a favor da educação. Tendo em vista esses aspectos, essa investigação, de caráter qualitativo, tem por objetivo geral realizar um levantamento de pesquisas que tratem o uso de tecnologias no ensino de Geografia desenvolvidas nas universidades públicas do estado da Paraíba. Para a sistematização dessa pesquisa foram utilizadas como base ideias de autores como Milton Santos, Pierre Levy e Paulo Freire para a realização de breves apontamentos históricos sobre metodologias de ensino em Geografia, utilização de TICs na educação e desafios encontrados pela docência na era tecnológica. Em seguida foi desenvolvido o estado da arte sobre a temática abordada na base de dados das universidades públicas da Paraíba para então analisar e refletir, com base no recorte do levantamento realizado, sobre as contribuições que o uso de tecnologias na educação pode proporcionar. Apesar de todo esse potencial, é importante salientar que as tecnologias por si só aplicadas ao ensino não são capazes de promover uma aprendizagem significativa, pois esse papel cabe somente ao professor que, independentemente da ferramenta que ele utilize, pode promover o ensino de qualidade para o aluno.
Descrição:
FRANCISCO, M. das D. P. O ensino de Geografia e o uso de tecnologias: uma leitura a partir das pesquisas desenvolvidas nas universidades públicas do estado da Paraíba. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022